speechless

42-16920647

Existe sempre alguma coisa ausente, um vazio, um buraco, um hiato, um silêncio. Sentimos uma imensa, profunda falta de alguma coisa que não sabemos o que é. Seria alguém? Alguma coisa que perdemos pelo caminho? Um segredo? O tempo que passou? Os anos que não voltam mais?

Alguma coisa sempre faz falta, mas não sabemos o que é. Só é possível saber que essa ausência dói, machuca demais – dia após dia – sem remédio nem cura. Seria a dor dessas intermináveis esperas, desses chamados que não chegaram e quando vinham nunca traziam nem a palavra e nem a pessoa esperada? Ou a dor de saber que algumas coisas temos que viver e aprender de novo, e de novo, e de novo?

Talvez esse vazio não seja nada mais que a verdade, quando descobrimos que nada foi como esperávamos ou planejamos. Quando não sabemos quem ou o que realmente somos. Queremos sempre acreditar que existe apenas uma versão da verdade, contada por nós mesmos. Mas daí surge alguém que insiste em dar sua versão. A verdade é… há diversos tipos de verdades:  a verdade encoberta, a verdade nua e crua. Meias verdades, verdades completas. Verdades brandas, verdades avassaladoras.  E a verdade que dói – essa verdade nós nunca queremos ouvir. A grande verdade é que somos todos comuns e sozinhos – e isso dói.

“Acho que há excesso de palavras faladas no mundo porque as pessoas temem em se ouvir, caso silenciem. Minha teoria pessoal é que falam por medo do que o silêncio pode revelar sobre elas. Ou falam para encobrir o fato de que não têm nada a dizer.” (Eliane Brum in “O Olho da Rua”)

Anúncios

Tags: ,

2 Respostas to “speechless”

  1. Luis Says:

    Como um bom engenheiro, não acredito em meias verdades ou em “verdades incompletas”. Na minha opinião existe a verdade (nua e crua) e a mentira.

    A dor é causada porque a mentira à qual queremos que seja uma verdade, se desfaz. Não dura. São antagônicos por essência. E quanto mais profundo vivemos essa “ilusão” da verdade, mais nos afogamos no desespero de entender e achar a verdade.

    Concordo plenamente com a citação. Algumas pessoas simplesmente não conseguem ficar em silêncio, pois mal suportam os próprios pensamentos!

    Mas talvez essa seja minha visão cética da coisa; apenas a minha verdade!

  2. Max Says:

    Acho que devemos falar verdade sempre, mas as vezes tem pessoas que não suportaria ouvilas, pois muita gente vive preza em mundo que não existe dai surge as meia-verdade ou entre as outras verdade completa resumindo e dificil e as vezes quado verdade surge sempre ficamos sozinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: